Porto II | Casa de Chá da Boa Nova

No seguimento do relato da viagem ao Porto já iniciada por aqui, vem a Casa de Chá da Boa Nova. Tal como as Piscinas das Marés, foram das primeiras obras que Siza desenhou, numa altura em que ainda trabalhava com o Arquitecto Fernando Távora. O projecto foi a concurso e Siza ganhou com o seu projecto de uma Casa de Chá construída sob os rochedos da praia, a poucos metros do mar. A conclusão deu-se em 1963 mas em 2014 o edifício sofreu uma remodelação e deu lugar ao restaurante do chef Rui Paula, o qual abraçou o desafio de dar nova vida ao espaço.




Percorri o passeio à beira mar desde as Piscinas à Casa de Chá e devo dizer que a lenta aproximação da Casa suscita uma curiosidade enorme, uma vontade de chegar perto e admirar que, se fizerem de carro, talvez não tenha tanto impacto. É relevante a paisagem em que a Casa se insere e é quase imediato o pensamento que - julgo eu - tenha sido o de Siza; não perder o mar de vista. Uma vez mais.



À medida que nos aproximamos, é-nos dada a certeza de que não é mesmo suposto perder o mar de vista. O facto de a Casa estar a escassos metros do mar e de haver vãos horizontalmente orientados certifica-nos que, quer lá dentro, quer lá fora, havemos de ter sempre o mar para admirar.




É linda. E é lindo perceber a inserção e a ligação com a paisagem e o envolvente. Quem diz que esteve anos ao abandono? Agora, ninguém. Se já havia sido considerado uma referência obrigatória nos tempos em que se construiu, nem agora perde essa notabilidade.

 Não entrámos. Vimo-la de fora, apenas. Era hora de almoço e as visitas são a partir das 16h. Mesmo de fora, é impossível não nos imaginarmos lá dentro. E é impossível não saber a vista é linda.


A diversidade dos materiais aqui presente é, sem sombra de dúvida, obra do Siza. O betão, o uso frequente da madeira como revestimento e as fachadas pintadas de branco. Para mim, enquanto estudante de arquitectura, a mistura de materiais é difícil e nem sempre bem conseguida. A Casa de Chá, pelo contrário, está a meu ver muito bem conseguida. 


Já alguém teve oportunidade de viver a Casa de Chá no seu interior? Ou mais, já alguém por lá provou os pratos do chef Rui Paula?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram