Roma #4


Voltamos às partilhas de Roma e apercebi-me que já passaram duas semanas. Oh, Roma...


Hoje fala-se do monumento Vittoriano ou Altare della Patria. Este monumento branco, gigante, sumptuoso, maravilhoso (...) exorbitante!


Foi construído para homenagear Victor Emmanuel, o primeiro rei de Itália, aquele que é considerado o pai da pátria. Apesar de ser indiscutível que é belo, está situado numa parte do Monte Capitolino que fora destruída especificamente para o construir, o que gera um misto de pensamentos; se, por um lado, a Piazza Venezia ganha muito com este monumento, por outro, foi destruída uma parte histórica da cidade.


A entrada no recinto do monumento é gratuita. Podemos entrar, olhar, fotografar, mas... não podemos sentar-nos nas escadas! Existe até uma senhora cujo trabalho é precisamente avisar os turistas que não se podem sentar nas escadas e, enquanto estive lá, perdi a conta às vezes que a senhora subiu e desceu as escadas para avisar os turistas que se sentavam naquelas escadas gigantes. Ora portanto, escusado será dizer que com um trabalho diário deste tipo, a senhora era muitíssimo elegante.


À parte de todos estes factos e para concluir, aconselho mesmo a que incluam este edifício no vosso roteiro de Roma. Vê-lo da Piazza Venezia já é qualquer coisa, mas estando ali ao lado de cabeça a 90º e olhos postos nele, é completamente diferente porque damo-nos conta que foi gente como nós, na sua pequenez, que fez erguer tamanho "monstro" de mármore branco.


2 comentários:

  1. Estou a adorar acompanhar-te nesta fase da tua vida!
    Continua a mostrar-nos tudo, tenho muita curiosidade em fazer Erasmus aí também.

    Um beijinho grande,
    Vera

    www.b-hyndher.com

    ResponderEliminar

Instagram