Aventuras com aveia que acabam em snacks

by - 02 agosto

Por aqui, somos fãs da marmita. Assim teve de ser. Na tentativa de fugir à comida menos apetitosa de um bar de faculdade e das máquinas de comida que se espalham pelos corredores, vi-me quase obrigada a andar de marmita na mão. Com a marmita vieram, claro, os snacks. Durante o ano lectivo, nem sempre é possível experimentar novas receitas ou até preparar as já conhecidas mas, agora que o tempo livre é praticamente total, podemos sempre fazer algumas experiências.

Esta experiência em particular veio na sequência de um desespero - em tom exagerado - de usar os flocos de aveia que temos por casa. Ou, na verdade, veio um pouco mais no desespero de conseguir fazer algo efectivamente bom que contenha aveia. É que, cá em casa, parece que a aveia nunca quer nada connosco. Eu explico: já lá vai quase uma mão cheia de tentativas (frustradas) de fazer panquecas de banana e aveia e nunca, nunca correm bem. Desta vez, tentámos inverter a coisa e mudar de receita. E não é que resultou? Talvez noutro dia voltemos às panquecas, talvez depois desta fornada terminar.


Biscoitos de aveia, laranja, coco e chocolate preto

Ingredientes

70gr de manteiga derretida
100gr de açúcar
Raspas de 1 laranja
1 ovo
70gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
200gr de flocos de aveia
70gr de coco ralado
Pedacinhos de chocolate preto

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar um tabuleiro com papel vegetal. Não é preciso barrar o tabuleiro com absolutamente nada uma vez que os biscoitos não pegam ao papel vegetal.
Num recipiente, misturar a manteiga, o açúcar e a raspa de laranja até obter uma mistura uniforme. Acrescentar o ovo previamente batido e juntar a farinha e o fermento. Misturar tudo novamente e, por fim, envolver os flocos de aveia, o coco ralado e os pedaços de chocolate.
Colocar colheradas no tabuleiro com algum espaço entre cada uma e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até ficarem douradas. Esperar que arrefeça (o frio torna-as mais duras) e disfrutar. 
Fi-las em forma de biscoito mas poderiam ser umas barritas. 

Cá em casa ficaram aprovadas e a receita vai na bagagem para Milão, de certeza!


You May Also Like

4 comentários

  1. Andava à procura de uma boa receita para umas bolacinhas de aveia, acho que vou seguir esta :) ficaram com imenso bom aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fornada já desapareceu, posso garantir que sabem melhor ainda do que parecem! :)

      Eliminar
  2. Ficaram com um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são mesmo deliciosos... Obrigada Marta! :)
      Beijinho

      Eliminar