Tarte de limão merengada

by - 13 fevereiro

Com uma ajuda especial. Ainda não confessei mas o aspecto merengado dos bolos ou tartes enche-me o olho e dá-me um gosto especial em confeccionar. Sou capaz de comer um tanto mais com os olhos do que comer realmente algo e quando cozinho não é excepção. A minha mãe adquiriu a máquina de cozinha yämmi há uns meses e no livro de cozinha que acompanha a máquina, surgiu uma Tarte de limão e merengue. O aspecto? Divinal. Ainda melhor era o facto de ser de limão; não se torna enjoativo. Mãos na massa!




Fiz a tarde de raíz, ou seja, incluindo a massa quebrada. Não foi nada difícil e para uma principiante nesta onda das massas para tartes, o resultado foi satisfatório. Pronto - confesso! - a yämmi ajudou nesta confecção uma vez que, muito provavelmente, se tivesse sido manualmente não tinha saído tão bem confeccionada. 



Ainda que a tenha feito na yämmi, sei que não existe praticamente dificuldades em adaptar à bimby ou até mesmo sem qualquer máquina de cozinha. Os programas da bimby são em tudo muito semelhantes à yämmi e temos a facilidade de poder sempre controlar o procedimento. Manualmente, creio que a dificuldade não aumente exageradamente e que a massa quebrada seja o que requer, quiçá, mais prática. De resto, quem não sabe bater umas claras ou partir uns ovos?



T A R T E  DE  L I M Ã O  MERENGADA [ versão yämmi ]

Para a massa quebrada |
300g de farinha
130g de manteiga
70ml de água
1 pitada de sal
1 colher de café de açúcar

Colocar todos os ingredientes no copo. Programar 45 segundos na velocidade 4 e, assim que terminar, amassar e deixar repousar cerca de um quarto de hora. Assim que este período de tempo termine, estender a massa numa forma de tarde com fundo amovível e, com um garfo, picar a massa em vários pontos. Levar ao forno cerca de 15 minutos numa temperatura de 180ºC e reservar.



Para o creme |
4 gemas
200ml de água
50g de maisena
150g e açúcar
45ml de sumo de limão
40g de manteiga

Colocar todos os ingredientes no copo e programas 10 minutos à velocidade 3 e a 100ºC. Assim que a máquina terminar de misturar, verter o creme - ainda quente! - sobre a massa quebrada previamente cozida.

Para o merengue |
60g de açúcar
4 claras de ovo
Gotas de limão q.b.
1 pitada de sal
Açúcar para polvilhar

Para o merengue, introduzir o misturador. Adicionar as claras, as gotas de limão e o sal e programar 5 minutos na velocidade 4. A 30 segundos do fim do tempo, acrescentar o açúcar através da tampa amovível. Dispor o merengue sobre o creme de limão anteriormente feito e polvilhar com açúcar. Levar ao forno uns minutinhos até ter um aspecto dourado e apetitoso.



Fonte bibliográfica |
Cozinhar agora é yämmi
Modelo Continente Hipermercados, S.A.
2ª edição de outubro de 2013
Massa quebrada - pág. 253
Tarde de limão e merengue - pág. 190

You May Also Like

0 comentários