Risotto de cogumelos

by - 18 fevereiro

Como combinado! Um risotto de cogumelos que foi uma reprodução - quase perfeita - da receita da Joana do blog Na Cozinha de uma Universitária. O blog da Joana é uma inspiração em dias de muita vontade de entrar na cozinha; ela tem sempre receitas interessantes e fáceis de confeccionar. Há muito que queríamos experimentar risotto de cogumelos. A receita da Joana e o dia dos namorados foram os pretextos perfeitos. O risotto não ficou perfeito porque - já se sabe! - é preciso muita técnica e experiência para o fazer no ponto e porque pus vinho branco a mais (não foi de propósito, juro!). Se não fosse esse pormenor, aposto que esta adaptação da receita teria sido excepcional. De qualquer das formas, partilho convosco a receita certa - já com a confirmação da própria Joana - que de certo correrá melhor.


RISOTTO DE COGUMELOS [adaptado daqui]

200g de arroz para risotto (usei arroz risotto da caçarola)
1/2L de caldo de legumes quente
1/4L de vinho branco [that's my mistake! usei 1/2L de vinho... ups]
Azeite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
Cubos de fiambre a gosto
Piri-piri em pó q.b.
1 lata grande de cogumelos laminados
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de tomilho

Refogar lentamente o alho num fio de azeite, em lume muito baixo, até que o alho fique translúcido. Juntar o tomilho e o arroz e deixar que o arroz absorva totalmente o azeite. 

Acrescentar o vinho lentamente e deixar evaporar completamente - a sério, mesmo completamente, senão o vosso risotto não será o que esperam! - em lume sempre baixo.

Adicionar os cogumelos e o caldo de legumes, com tempo e medida, deixando sempre que o arroz absorva completamente o caldo. Ou seja, adicionar sempre uma concha de cada vez, deixando absorver muito bem o caldo, até que o arroz fique cozido.

Retirar do lume e adicionar a manteiga. Deixar arrefecer um pouco e servir com cubos de fiambre, decorado com piri-piri em pó & um pouco de tomilho.


[Obrigada à companhia de sempre - o meu Fred - que empratou o risotto e que me faz feliz não só no Dia de São Valentim mas também nos outros 365 dias do ano.]

You May Also Like

2 comentários