O nosso dia dos namorados & um toque de framboesa

by - 17 fevereiro

Na cozinha. Numa inesperada mudança de planos que terminou com um plano bem caseiro com direito a jantar à luz das velas (que não queriam colaborar) e uma noite de cinema em casa. No fundo, não foi mais do que um dia normal para nós - um dia apaixonado com muitos mimos à mistura - mas com experiências na cozinha. Ele teve jogo e eu, enquanto isso, preparei um bolo com recheio de framboesa e um risotto de cogumelos e esperei-o em casa. O bolo? Aprovado. O risotto? Com uma pequena alteração, tinha ficado óptimo. Hoje partilho aquela que foi a nossa sobremesa. Amanhã o risotto, com a receita devidamente certa, já com o apontamento que correu menos bem na nossa experiência.



O bolo com recheio de framboesa veio na sequência de uma compota que ninguém gosta cá por casa. Confesso que as framboesas não são bem o meu fruto, mas esta compota merecia uma segunda oportunidade e entre livros, revistas e blogs, eis que descobri uma receita que me pareceu perfeitamente adaptável à nossa compota de framboesa. E eis que surge o nosso bolo!


BOLO AMANTEIGADO C/ RECHEIO DE FRAMBOESA

Para o bolo |
215g de manteiga
250g de açúcar
215g de farinha com fermento
4 ovos grandes

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Preparar uma forma circular: untar e forrar com papel vegetal.
Bater a menteiga e o açúcar até obter um preparado claro e cremoso. Juntar os ovos, individualmente e voltar a bater. Peneirar a farinha e misturar tudo novamente. Verter para a forma e levar cerca de 40 minutos. Assim que o bolo estiver pronto, desenformar e deixar arrefecer para dividir em dois.

Para o recheio & cobertura |
155g de compota de framboesa
400ml de natas
Amêndoa triturada q.b.
Raspas de chocolate q.b.

Bater as natas muito bem. Reservar grande parte das natas para a cobertura e misturar - com especial cuidado! - cerca de um quarto das natas com a compota. Reservar até que o bolo esteja frio e rechear com a mistura de natas e framboesa, acabando por unir de novo as duas metades.



Cobrir o bolo com as restantes natas. Seguidamente, a decoração do bolo é composta por amêndoa e rapas de chocolate. Triturar um pouco a amêndoa e dispor sobre o bolo, assim como raspas de chocolate. É servido frio e fica incrivelmente saboroso e nada enjoativo! Escusado será dizer que não durou vinte e quatro horas cá por casa.





Definitivamente, uma receita a repetir. Amanhã, como prometido, há risotto de cogumelos! Até lá.

You May Also Like

1 comentários