Lisboa cada vez mais rica

by - 13 junho

Há um novo miradouro na cidade! Lisbon lovers, esta é para nós! Nasceu no Carmo, mais precisamente nas traseiras do Convento do mesmo nome. Quem o pensou foi Siza Vieira e assim trouxe "uma varanda sobre a cidade". E convenhamos, o Siza sabe o que faz, não fosse ele o arquitecto que é! Ora vejam, para já, esta fotogaleria d'Observador


{ imagem via P3 }


Diz Fernando Medina - presidente da autarquia de Lisboa - que assim fica concluído o plano de recuperação do Chiado, quase três décadas depois do incêndio que o devastou. A recuperação deu numa área de miradouro com pequenos jardins e prevê-se um café com esplanada para o novo espaço. Mais ainda, a ligação do Carmo à Rua Garret é agora mais fácil.


{ imagem via Observador }


As ligações entre o Carmo, os terraços e a Rua Garret são feitas por escadas e escadinhas, mesmo ao lado do convento, onde aliás é a entrada deste novo espaço. Com uns tantos degraus se facilita a vida a muitos e alegra-se a vida de outros. Ah! É gratuito. Podemos usufruir deste novo espaço de livre e espontânea vontade, sempre que nos apetecer.

Mas (...) há sempre um mas. E este é feliz! O dia de Camões não nos trouxe só esta inauguração. Para além do Siza, também Frederico Valsassina participou numa intervenção na nossa Lisboa. Um bocadinho mais longe, ali em Alfama. Onde, só por acaso, se têm passado bons momentos nestes últimos dias. Mas a conversa dos manjericos e das sardinhas fica para uma outra ocasião. Hoje, já temos uma ligação entre Alfama e o Miradouro de Santa Luzia e chamaram-lhe o Elevador de Santa Luzia.

Para já, a minha ida a estas duas novidades ainda está longe. Não muito. Em julho, quando as minhas férias de arquitectura chegarem, também eu hei-de chegar ao Carmo e a Alfama. E hei-de trazer para aqui muitas fotografias.

Aos que já se aventuraram por aqui, atrevam-se e opinem! Os comentários/sugestões são sempre bem vindos.

You May Also Like

0 comentários