Os vinte

by - 13 abril

E muito chocolate! Cheguei aos vinte. Com eles, um dia maravilhoso e companhias indispensáveis. A minha mãe, que já topou a minha fixação com Harry Potter, surpreendeu-me com o bolo que é - ou era! -, no mínimo, perfeito! A base era um simples bolo de chocolate mas a decoração - oh, essa! - toda uma delicadeza em representar Harry Potter.
Depois - e porque as minhas amigas são umas gulosas e quase me obrigaram a isto - fiz um bolo de chocolate merengado para levar para a faculdade. Curioso que ainda aos vinte continuo com o gesto clássico de levar bolo para os amigos; mas elas merecem, que alegram os meus dias.






O segundo bolo é também de chocolate. A receita é do blogue da Teresa Rebelo, Lume Brando, que sigo atentamente e adoro. Confesso que não foi o facto de ser chocolate que me despertou a atenção, mas sim a apresentação do merengue. O chocolate veio por acréscimo, que as meninas são fãs até mais não! Ora, mãos na massa e foi ao forno. Infelizmente, e mesmo com a dica da Teresa, caí no mesmo erro que ela; deixei muito tempo no forno na fase final. Os últimos minutos de forno na receita são mesmo aqueles minutos. Nem mais, nem menos. Ainda assim, adoraram!






Bolo de chocolate merengado (adaptado daqui)

Para o bolo

200gr de chocolate de culinária
200gr de manteiga 
350gr de açúcar
4 ovos
100gr de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó


Para o merengue
4 claras 
150gr de açúcar
50gr de chocolate em pó
1 colher de chá de farinha de trigo

Pré-aquecer o forno nos 180º. Preparar uma forma redonda de fundo amovível - forrar o fundo com papel vegetal, untar e polvilhar com farinha. 
Derretar o chocolate e a manteiga em banho-maria e mexer até obter um creme brilhante e liso. Bater bem os ovos com o açúcar e juntar ambas as misturas. Envolver a farinha e o fermento. Colocar na forma e levar ao forno cerca de 15 minutos (mesmo 15 minutos!).

Enquanto os 15 minutos decorrem, preparar o merengue; bater as claras em castelo e ir adicionando lentamente o açúcar. Envolver o chocolate em pó e a farinha peneirados.
Retirar o bolo do forno e espalhar o merengue na sua superfície. Levar de novo ao forno até o merengue apresentar uma crosta firme (cerca de 25 ou 30 minutos).


You May Also Like

1 comentários

  1. Ohhh muitos parabéns (ainda que já um pouquinho atrasados, mas cheios de carinho) pelos teus 20! Espero que tenha sido um dia maravilhoso. Pelos bolos, um dia docinho foi de certeza :)

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    ResponderEliminar